Notícias/ Eventos

Curso de estatística aplicada à biologia pesqueira é realizado em Quelimane, Moçambique, no âmbito do Projeto Biofish-QoL

Nos períodos de 18 a 19 e 21 a 22 de janeiro de 2021, foi organizado pelo grupo ECOREACH um curso intensivo “Estatística aplicada à biologia pesqueira” para estudantes, técnicos e professores da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC) da Universidade Eduardo Mondlane e do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique (IIP).

https://www.ccmar.ualg.pt/news/curso-de-estatistica-aplicada-biologia-pesqueira-realizado-em-quelimane-mocambique-no-ambito-do

BIOFISH- CCMAR Spotlight

Artigo publicado na revista científica Regional Studies in Marine Science faz parte de projeto que visa melhorar a qualidade de vida de comunidades piscatórias em Quelimane, Moçambique. Link:  https://www.ccmar.ualg.pt/news/estudo-faz-parte-de-projeto-que-visa-melhorar-qualidade-de-vida-de-comunidades-piscatorias-em

BIOFISH-QoL no “Science and technology summit – Portugal”

O projeto BIOFISH-QoL foi apresentado no “Science and technology summit in Portugal”  e contou com a presença da Presidente da Fundação para a Tecnologia e o responsável da AKDN. – Integrative approach for enhance quality of live in fishing communities of the ‘Bons Sinais’ estuary (Mozambique) “BIOFISH – QoL. O evento aconteceu no dia 08 de julho de 2019 na cidade de Lisboa no dia 08 de julho de 2019​ (ver apresentação em PDF).

Curso de estatística experimental é realizado na Escola Superior de Ciências Marinhas em Quelimane, Moçambique (2019)

Lançamento do Projeto BIOFISH

O projeto foi lançado em fevereiro de 2019 em Quelimane, Moçambique.

https://www.ccmar.ualg.pt/news/postcard-quelimane-zambesia-mozambique

Apresentação oficial do projeto BIOFISH-QoL (Aveiro, 16 de fevereiro de 2018)

Apresentação do projeto BIOFISH-QoL (“Integrative approach for enhance quality of live in fishing communities of the ‘Bons Sinais’ estuary, Mozambique) aos representantes da Fundação Aga Khan Development Network (AKDN) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este evento permitiu ainda ficar a conhecer os outros projetos financiados nesta candidatura (ver apresentação em PDF).

Apresentação sumária do projeto BIOFISH-QoL (Lisboa, 12 de julho de 2018)

Convite para apresentação sumária dos projetos (implementação dos projetos em campo) aos responsáveis do painel de acompanhamento dos projetos AKDN, no Centro Ismaili (Foundação AGKAN, Lisboa). Event at the Ismaili Center July 12 (Invited by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) and the Aga Khan Development Network (AKDN), with the presence of the Ministry of Science) (ver apresentação em PDF).

“Da produção do conhecimento científico para a  produção e melhoria de bens e serviços para as comunidades”

III Jornadas Científicas Conjuntas das Instituições de Ensino Superior da Zambézia, realizadas na cidade Mocuba no período de  18 a 19 de outubro de 2018.

Sessão de Ciências Marinhas e Pescas:

    • Bonifácio Manuessa falou perante a comunidade científica à cerca dos progressos e estudos (biologia e ecologia) futuros relacionados com a apanha da pesca de caranguejo no estuário dos Bons Sinais.

    • Jeremias Mocuba apresentou o trabalho intitulado “The role of the Bons Sinais estuary as a nursery for fish species with commercial interest” (ver apresentação em PDF).

    • Bonifácio Manuessa apresentou o trabalho intitulado  “Determinação directa das idades, Dinâmica Populacional, Importância socioeconómica, ecologia e biologia reprodutiva do caranguejo de mangal Scylla serrata (Forskal, 1755) explorado ao longo do estuário dos Bons Sinais” (ver apresentação em PDF).